
Junior Marques
| 3D Artist |
Blender3D – Maya
| Unreal Developer |
AR – VR – PC – Apple – Android
| Shader Artist |
Unreal5 – Blender
| Sound Design |
Logic Pro
Designer Gráfico de formação e apaixonado por combinar criatividade, tecnologia e interatividade. Há mais de 7 anos trabalha com a Unreal Engine, criando experiências imersivas, interativas e de alto desempenho.
Minha jornada no desenvolvimento de jogos e experiências digitais abrange projetos em Realidade Aumentada (AR), Realidade Virtual (VR) e advergames.
Desenvolvo soluções que impactam tanto o entretenimento quanto a educação, além do mercado corporativo.
Advergames
Por que sua empresa precisa
Advergames são jogos digitais criados com o propósito principal de promover uma marca, produto ou serviço. Eles combinam entretenimento e publicidade, buscando engajar o público de forma mais interativa e menos intrusiva do que os métodos tradicionais de anúncio. Em vez de interromper a experiência do usuário, os advergames integram a mensagem publicitária diretamente no jogo, tornando a publicidade parte da própria experiência.
Tipos de advergames
Os principais tipos de advergames, que combinam jogos e publicidade, são: Associativo, Ilustrativo, Demonstrativo, Branded Entertainment e In-game advertising. Cada um deles apresenta diferentes níveis de interação com a marca e o produto, visando diferentes objetivos de marketing.

Associativo
Como o próprio nome diz, esse tipo de advergame busca associar a marca a um estilo de vida ou a um público específico. A interação é baixa porque esses jogos são aparentemente comuns, contando apenas com imagens esporádicas da marca pelo mapa.

Ilustrativo
Outro nome autoexplicativo, o tipo ilustrativo busca ilustrar o produto/serviço através da ludicidade de um jogo. A interação é média, por vezes convidando o usuário a interagir com o que é ofertado.

Demonstrativo
O mundo virtual também permite demonstrações completas de produtos/serviços, como um jogo de vestir um personagem com roupas da marca X. Por isso, esse tipo é considerado de média a alta interação.

Branded Entertainment
O mais interativo de todos os tipos, o Branded Entertainment é um universo completo, do lore ao personagem principal. Muitos jogos nesse formato permitem que os usuários explorem o mundo criado e conectem-se com a marca ao mesmo tempo.

In-game advertising
Nesse caso a publicidade da sua marca é integrada ao jogo, como anúncios em outdoors, banners, ou produtos que podem ser utilizados durante a jogabilidade.